IFPA CAMPUS PARAGOMINAS REALIZA PROVA DA OBF

• Publicado: Segunda, 14 de Maio de 2018, 11h54
  • Última atualização em Segunda, 14 de Maio de 2018, 11h56

Na quinta-feira, 10 de maio, os alunos do Instituto Federal do Pará (IFPA) campus Paragominas realizaram as provas da primeira fase da Olimpíada Brasileira de Física (OBF). A prova, com duração de três horas e meia, aconteceu em todas as escolas credenciadas junto à Sociedade Brasileira de Física (SBF). O objetivo da OBF é mapear os talentos em Física e estimular o interesse dos adolescentes pelo estudo e conhecimentos específicos da área. Esta é a 20ª edição da OBF – criada em 1998.

Ao todo, 27 alunos participaram desta 1ª Fase da OBF realizada no IFPA Campus Paragominas e em mais 13 municípios do Pará. O responsável local da OBF na instituição, Professor José dos Reis Bandeira Filho, explica que os alunos participaram de um intenso programa de preparação, com aulas extras de física, inclusive ao domingo. “Esta edição da OBF é a primeira realizada no Município de Paragominas e do IFPA Campus Paragominas, graças à atuação do Instituto Federal. Para os alunos, estar participando como pioneiros é motivo de grande satisfação. Ainda que não consigam passar nas próximas etapas, já fizeram história em serem os primeiros a participar, abrindo portas para a inserção das demais instituições de ensino no evento”, avalia.

Neste ano, por ser um Campus em implantação, o IFPA Campus Paragominas participou somente com alunos das 1ª e 2ª séries do Ensino Médio integrado, dos cursos Técnicos em informática e Meio Ambiente, que fizeram a prova de Nível II destinada a estas séries. Os alunos foram desafiados a responder questões sobre a Mecânica Clássica, Hidrostática, Termodinâmica, Óptica Geométrica, Oscilações e Ondas.

Nos estudos de Física, as instituições de ensino do Pará têm um longo caminho a percorrer. “Historicamente, o Pará não tem tido um bom desempenho na OBF. Nos últimos 5 anos, por exemplo, tivemos apenas 16 premiações. Isso é pouco se comparado às 219 do estado do Ceará somente no ano passado – o estado mais bem colocado nesta competição. Contudo acredito que a participação dos alunos do IFPA na OBF pode contribuir bastante para a mudança destes números. Pude observar que temos muitos alunos com grande potencial, contudo, pouco explorados. As Olimpíadas de Educação são muito importantes para incentivá-los e contribuir para a educação no Pará, e consequentemente, isso fomenta o interesse pela ciência e tecnologia”, destaca Professor Bandeira.

Professor Bandeira ressalta que os aprovados nesta etapa participarão da 2ª fase com abrangência regional. “Será uma prova teórica-prática com questões discursivas e experimentos e após isso, se classificados, da 3ª fase”, esclarece.

A partir desta primeira experiência, pretende-se estimular a participação anual do Campus Paragominas nas Olimpíadas e fomentar parcerias com escolas locais a fim de tornar o Campus um polo preparatório para a competição visando trazer premiações e incentivo à educação.

Fonte: IFPA - Campus Paragominas.

____________________________________________________________________________________________________________________________