Participação do IFPA - Paragominas na Olimpíada GeoBrasil 2019

• Publicado: Quinta, 24 de Outubro de 2019, 16h50
  • Última atualização em Segunda, 04 de Novembro de 2019, 08h28

Entre os dias 18 e 20 de outubro de 2019 a equipe intitulada “Ulteriores”, formada pelos alunos CARLOS RAMON DA SILVA FERREIRA, GRAZIELE EVERTON DOS SANTOS e MATHEUS RODRIGUES VIEIRA do 3° ano do Curso Técnico em Informática Integrado ao Ensino Médio do IFPA – Campus Paragominas, coordenada pelo professor de Geografia, GEOVANE DA SILVA ABREU, participou da fase presencial da V Olímpiada GeoBrasil, realizada em Campinas - São Paulo nas dependências da Unicamp.

A Olimpíada GeoBrasil 2019, reuniu a V Olimpíada Brasileira de Geografia – OBG e a III Olimpíada Brasileira de Ciências da Terra – OBCT, composta de quatro fases, sendo três fases online e uma fase presencial (a quarta fase). Nas fases online as provas foram compostas de 20 questões múltipla escolha/tarefas (1ª e 2ª fase) e 10 questões de múltipla escolha/tarefas (3ª fase), com graus diferentes de dificuldade para cada fase e em cada prova.

Para a participação na fase presencial foram classificadas duas equipes por estado, conforme os critérios de classificação adotados pela organização do evento, sendo no mínimo uma equipe de escola pública. No estado do Pará, a equipe representante das escolas públicas foi a “Ulteriores” do IFPA - Campus Paragominas, obtendo medalha de prata nessa fase estadual.

Na fase presencial, todos os alunos da equipe “Ulteriores” receberam medalhas, sendo uma medalha de bronze na V OBG para os alunos Carlos Ramon e Graziele Everton, uma de bronze na III OBCT e uma medalha de prata na V OBG para o aluno Matheus Rodrigues, somando um total de 4 (quatro) medalhas, por ter recebido 1 medalha de prata, o aluno Matheus Rodrigues Vieira, conquistou a oportunidade de participar de um processo seletivo para compor uma equipe nacional que participará da Olimpíada Internacional de Geografia a ser realizada em 2020 em Istambul na Turquia.

O Instituto Federal do Pará - Campus Paragominas, parabeniza pela conquista, competência e dedicação de toda equipe.