Página inicial > Acessibilidade > Institucional > Histórico do Campus

Histórico do Campus

Publicado: Segunda, 03 de Outubro de 2016, 10h42 | Última atualização em Quarta, 13 de Dezembro de 2023, 16h59

O Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Pará (IFPA) é uma instituição de educação superior, básica e profissional, pluricurricular e multicampi, especializada na oferta de educação profissional e tecnológica nas diferentes modalidades de ensino, com base na conjugação de conhecimentos técnicos e tecnológicos e as suas práticas pedagógicas.

Criado pelo Art. 5°, inciso XX, da Lei n° 11.892, de 29/12/2008 pela integração do Centro Federal de Educação Tecnológica do Pará (CEFET) e das Escolas Agrotécnicas Federais de Castanhal e de Marabá (EAFC/EAFMB); as quais atuam na rede federal de educação profissional há cento e seis anos (1909), noventa e quatro anos (1921) e oito anos, respectivamente (2007). Diante do desafio traçado, o Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Pará (IFPA) nasce comprometido com as necessidades e exigências políticas, socioeconômicas, culturais e tecnológicas do Estado, dentro de um processo de integração permanente com o sistema de produção e com a sociedade, na consolidação da identidade e do desenvolvimento regional, assumindo, portanto, um papel de Referência Educacional, Científica e Tecnológica no Estado e na Região Norte.

Na execução do Programa de Desenvolvimento da Educação Profissional e Tecnológica no Estado do Pará, através da Ação de Expansão da Rede Federal de Educação Profissional e Tecnológica, que objetiva ampliar a oferta de vagas da educação profissional e tecnológica, visando atender o Termo de Metas do Governo Federal, ficou proposto a viabilização de recursos para implantação de cinco novos Campi; neste sentido em 2012 foram realizadas licitações para Construção de cinco novos campus, dentre estes o de Paragominas.

Concebido como parte integrante de um projeto de desenvolvimento nacional, o IFPA Campus Paragominas, deverá buscar consolidar-se como sustentável e inclusivo, onde a Educação Profissional e Tecnológica seja implementada de forma a não só para atender às novas configurações do mundo do trabalho, mas, igualmente, a contribuir para a elevação da escolaridade dos trabalhadores. Nessa direção, em acordo com o poder público municipal foi que, em 28 de novembro de 2012, foi feita a assinatura do contrato de execução de serviços da construção do campus, em Paragominas, com a possibilidade de ofertar à população da microrregião de Paragominas, 1200 vagas em cursos de ensino médio, técnico e superior. O contrato de execução foi assinado pelo então Prefeito de Paragominas, Adnan Demachki, e o Magnifico Reitor do IFPA, Prof. Élio de Almeida Cordeiro.

O Campus do IFPA em Paragominas está sendo construído, em conjuntura histórica é extremamente favorável à transformação da Educação Profissional e Tecnológica em importante ator da produção científica e tecnológica nacional, especialmente porque o espaço social das práticas de ensino, pesquisa e inovação desenvolvidas nessa área possui características diferenciadas daquelas desenvolvidas no espaço do mundo acadêmico.  Dessa forma, a educação profissional e tecnológica assume valor estratégico para o desenvolvimento da Região de Integração do Capim o qual está inserida a cidade de Paragominas, cujos resultados poderá favorecer o desenvolvimento econômico da região.

Com os esforços para a implantação do campus, já em fase de construção, e com a intensificação e diversificação das atividades de ensino visa a atender os mais diferenciados públicos nas modalidades presencial, semipresencial e a distância.