Ir direto para menu de acessibilidade.
Brasil – Governo Federal | Acesso à informação
Início do conteúdo da página

Quarta Amazônia Criativa e Feira de Talentos

  • Acessos: 774

 

CIDADES EMPREENDEDORAS E OS NOVOS DESAFIOS PARA A GESTÃO PÚBLICA

A necessidade de se falar sobre cidades Empreendedoras ocorre pelo fato de elas representarem a força que impulsiona o desenvolvimento sustentável de uma determinada região a partir da implementação de práticas inovadoras de maneira ampla, reflexiva e dialógica. Esse tipo de ação corrobora para o fortalecimento de sua imagem, já que suas atividades partem do princípio de um nexo de interatividade, coletividade e oportunidade.

O Objetivo da 4ª Amazônia Criativa e Feira de Talentos é discutir como as cidades empreendedoras, a partir da obtenção de novas ferramentas para promoção do desenvolvimento, incentivam a participação de empreendedores e contribuem para o surgimento de iniciativas criativas e inovadoras, que são construídas conjuntamente com a participação do poder público, Instituições de ensino, organizações privadas e população local gerando um ciclo virtuoso de desenvolvimento que atinge não só a cidade, mas seu entorno e toda a região econômica na qual está inserida.

Na compreensão de uma perspectiva emancipatória acerca do empreendedorismo, Paiva Júnior et al. (2008) trazem a figura do empreendedor humanizado como um sujeito que busca sua emancipação a partir de questionamentos ao pensamento hegemônico. Isso quer dizer que o empreendedor deve buscar sua própria autonomia visando a geração de mudança social em sua vida. Nessa concepção, o estudo sobre cidades empreendedoras aponta para um tipo de empreendedorismo que permite o melhor relacionamento entre diversos atores sociais de maneira que mal-entendidos sejam eliminados na cadeia comunicacional de produção e consumo.

Por fim, as cidades empreendedoras podem representar caminhos que corroboram com uma combinação que não se reduz a interesses de natureza econômica, mas, se dirigem a atividades transformativas que surgem de forma alternativa ao establishment.

 

 

 

registrado em:
Fim do conteúdo da página
-->