Página inicial > Extensão > Projetos > Saúde em movimento

Saúde em movimento

Resumo: Recentemente foi declarada pela Organização Mundial da Saúde a pandemia do novo coronavírus, levando o fechamento dos diversos espaços destinados a prática da atividade física. Tal fato, gera enorme dificuldade para a realização de exercícios físicos, pois com a população reclusa em suas residências a falta de estrutura apropriada para praticar exercícios é dos motivos que leva ou pode levar várias pessoas a suspenderem as suas rotinas de exercícios físicos.

No tocante aos estilos de vida, a restrição social pode levar a uma redução importante nos níveis de atividade física, e no aumento de tempo em comportamento sedentário. A prática regular de exercícios físicos é amplamente reconhecida na literatura científica como uma estratégia não-farmacológica para o tratamento e prevenção de diversas doenças, sejam elas de caráter metabólico, físico e/ou psicológico.

O ambiente escolar e o universitário são locais cujos frequentadores estão expostos a poucos estímulos e baixos níveis de atividade física, aliados a um elevado tempo de atividades sedentárias. O objetivo do projeto é promover ações educacionais eminentemente práticas que contribuam com a melhoria da saúde biopsicossocial da comunidade acadêmica do Campus Paragominas do Instituto Federal Educação, Ciência e Tecnologia do Pará - IFPA, por meio da mudança positiva de estágio de comportamento.

Esse projeto propõe, por meio de atividades corporais orientadas, através de ações como rodas de conversas sobre atividade física e qualidade de vida, juntamente com exercícios físicos (funcional e força) e práticas esportivas que serão realizadas nas dependências do campus, assumindo o protagonismo no sentido de livrar-se dos maus comportamentos e incorporar ou fortalecer os comportamentos benéficos à sua saúde. Espera-se que no decorrer do desenvolvimento do projeto consigamos atingir plenamente os objetivos tais como conscientização da pratica da atividade física, prática esportiva, socialização e qualidade de vida.

Equipe do projeto:
Ayrton Moraes Ramos - Coordenador -Docente-IFPA