Página inicial > Extensão > Projetos > Clube de Conversação Speak Up Club - SPUC

Clube de Conversação Speak Up Club - SPUC

Resumo: Com o mercado de trabalho cada vez mais competitivo e o avanço das tecnologias de comunicação e informação, percebe-se a necessidade de saber comunicar-se em uma segunda língua. O projeto de extensão “Clube de Conversação Speak Up Club – SPUC”, visa do desenvolvimento da fala da língua inglesa dos participantes integrantes por meio de encontros para prática da conversação e ações que objetivam instigar temáticas que incentivem a aquisição de línguas evolvendo a comunidade interna e externa.

No decorrer SPUC, serão convidados atores da sociedade externa falantes fluentes de inglês para compartilharem suas experiências, conhecimentos e suas potencialidades em atividades/ações do projeto O projeto de extensão “Clube de Conversação Speak Up Club – SPUC” embasa-se nos pressupostos de teorias de aprendizagem de segunda língua de Krashen nos quais abordam a necessidade de um idioma ser adquirido (aquisição) e não aprendido (aprendizagem). A aprendizagem (learning) está associada ao conceito de uma abordagem tradicional, na qual o foco é aprender a estrutura de uma língua e sua escrita. Neste formato tradicional, o aprendiz entende o processo de forma consciente, é o aprender sobre a língua em uma situação mecânica, descontextualizada de seu uso, modelo frequentemente praticado nas escolas do ensino básico do Brasil.

Entretanto, a teoria do linguista Krashen explica a aquisição de um idioma como um processo mais natural, similar com a primeira língua, no qual não há preocupação com estruturas gramaticais, mas sim com uso da língua para comunicação em situações contextualizadas. Ao considerar o aspecto cultural de um idioma, serão desenvolvidas atividades nas quais os participantes do projeto compreenderão sobre outras culturas que possuem a língua inglesa como língua materna. Porém, vale ressaltar que o SPUC visa desenvolver encontros que desenvolvam a fala de maneira que também valorize a perspectiva local de aprendizagem (cultura, sotaque, conhecimentos prévios do aluno) ou língua franca como também ações que ressaltam a importância da língua inglesa no cotidiano e no mercado de trabalho. Em outras palavras, uma aprendizagem que parte das necessidades locais em que valorize o lugar onde se fala.

Equipe do projeto:
Andréa Luciana Pilati – Coordenadora- Docente- IFPA
Paulo Roberto Bastos Gomes - Docente- IFPA
Profa. Adriana Fernanda Pilati – IFTO Campus Porto Nacional
Profa. Leide Lene Santos Silva – IFTO Campus Gurupi

Jasmim Miranda dos Santos (Curso superior TADS - IFPA)

Auriele de Jesus Sousa (Curso de informática integrado ao ensino médio – 2º A - IFPA)
Beatriz Morais da Silva (Curso de Informática Integrado ao Ensino Médio 2º A - IFPA)
Ana Luiza Pinto da Silva (1º Curso de Administração Integrado ao Ensino Médio - IFPA)
Hyago Alexandre Neres (Curso de Informática Integrado ao Ensino Médio1oA - IFPA)
Hyago Alexandre Neres (Curso de Informática Integrado ao Ensino Médio1ºA - IFPA)
Samily da Silva Costa (Curso de Informática Integrado ao Ensino Médio 3º B - IFPA)