Página inicial > Assistência Estudantil > ANO 2021 > Edital Institucional nº 04/2021 - Auxílio Permanência

EDITAL INSTITUCIONAL – AUXÍLIO PERMANÊNCIA CAMPUS PARAGOMINAS N° 04/2021

O Diretor Geral do Campus Paragominas, nomeado pela Portaria 2.306/2019-GAB, no uso de suas atribuições legais, torna público o presente Edital para concessão de Auxílio Permanência I, II e III, para estudantes regularmente matriculados (as) em cursos presenciais, para o ano de 2021, sob a responsabilidade do Setor Assistência Estudantil do Campus ou Comissão de Assistência Estudantil
designada por meio da Portaria
009/2021/DG.

Inscrições: 03 de agosto a 15 de agosto de 2021

SIGAA

EDITAL INSTITUCIONAL N° 04/2021

Errata 01/2021

Resultado Preliminar - Deferidos

Resultado Preliminar - Indeferidos

Resultado de recursos contra resultado preliminar

ANEXOS

ANEXO I - CRONOGRAMA

ANEXO II - FORMULÁRIO DE COMPOSIÇÃO FAMILIAR

ANEXO III - DECLARAÇÃO DE RESIDÊNCIA

ANEXO IV - DECLARAÇÃO DE RESIDÊNCIA (IMÓVEL CEDIDO)

ANEXO V - DECLARAÇÃO DE AUTÔNOMO

ANEXO VI - DECLARAÇÃO DE NÃO EXERCÍCIO DE ATIVIDADE REMUNERADA

ANEXO VII - DECLARAÇÃO DE RECEBIMENTO DE PENSÃO ALIMENTÍCIA

ANEXO VIII - REQUERIMENTO DE RECURSO

ANEXO IX - TERMO DE COMPROMISSO

ANEXO X - DECLARAÇÃO DE PARTICIPAÇÃO NO EDITAL

Anexo XI - DECLARAÇÃO DE TRABALHADOR RURAL

A concessão dos auxílios da assistência estudantil tem por finalidade proporcionar condições de permanência e êxito ao processo formativo dos estudantes regularmente matriculados em cursos presenciais no IFPA que se encontram em situação de vulnerabilidade socioeconômica, com base no que rege o Programa Nacional de Assistência Estudantil - PNAES.

A seleção dos estudantes é feita a partir da análise da situação socioeconômica informada por ele no Sigaa no ato de inscrição. A análise de vulnerabilidade social é feita pelo assistente social, com base nas informações e documentos apresentados e em uma entrevista.

Para se candidatar aos auxílios o estudante deverá acessar o SIGAA para fazer a sua inscrição, www.sigaa.ifpa.edu.br.

Para mais informações sobre como acessar o sistema, se inscrever e solicitar o auxilio confira o tutorial no seguinte link: www.youtube.com/watch?v=18Fgb8rpxSk

Para tirar dúvidas, a Assistência Estudantil disponibilizou o e-mail Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo. e o telefone (91) 9 92108179.

Fique atento aos prazos e aos documentos necessários listados no edital.

Para saber mais

O que é o auxílio permanência?

É um auxílio financeiro destinado a estudantes em comprovada situação de vulnerabilidade social, para contribuir com despesas de alimentação, transporte, moradia, atenção à saúde, creche e apoio pedagógico, visando à permanência e êxito no percurso formativo.

Quem pode receber o auxílio permanência?

Estudantes regularmente matriculados nos cursos presenciais (técnicos ou superiores) do IFPA campus Paragominas, em comprovada situação de vulnerabilidade social.

Quais as modalidades de auxílio disponíveis?

1. a) Auxílio Permanência I, no valor de R$ 220,00, destinado a estudantes considerados com alta vulnerabilidade, na faixa de renda familiar per capita até meio salário mínimo;
  2. b) Auxílio Permanência II, no valor de R$ 170,00, destinado a estudantes considerados com média vulnerabilidade, destinado a estudantes na faixa de renda familiar per capita acima de meio salário mínimo até um salário mínimo;
  3. c) Auxílio Permanência III, no valor de R$ 120,00, destinado a estudantes considerados com baixa vulnerabilidade, destinado a estudantes na faixa de renda familiar per capita acima de um salário mínimo até um salário mínimo e meio.

Como é feito o pagamento?

O pagamento é feito diretamente ao estudante por conta bancária (veja os detalhes no item 11 do edital). Os alunos que não possuem conta, recebem diretamente no caixa, no Banco do Brasil.