Página inicial > Assistência Estudantil > Institucional > Neabi realiza oficina sobre cinema documentário para estudantes do Campus

Neabi realiza oficina sobre cinema documentário para estudantes do Campus

O Núcleo de Estudos Afro-Brasileiros e Indígenas (Neabi) do Campus Paragominas do Instituto Federal do Pará (IFPA) realiza de 13 a 16 de março uma oficina sobre cinema documentário para estudantes da Instituição. A formação está organizada em duas turmas, uma das 10h às 12h e a outra das 14h às 17h, na sala 2. Ministrada pelo professor convidado, Alessandro Ricardo Pinto Campos, a ação é destinada a estudantes dos segundos anos dos cursos técnicos em Meio Ambiente, Informática e Administração do Campus.

Com o título "Cinema Documentário", a oficina busca viabilizar ferramentas teóricas e técnicas para que os participantes protagonizem a produção de documentários sobre o município de Paragominas. "A ideia é contribuirmos com a formação de nossas e nossos estudantes, qualificando-os para a construção de narrativas fílmicas sobre a cidade, integrando, sobretudo, conteúdos das disciplinas de Sociologia e História por meio da produção cinematográfica", relata a professora Kátia Bárbara dos Santos, professora de Sociologia do IFPA e coordenadora do Neabi. A ação também conta com a participação da professora de História da Instituição, Tayanná Santos.

O professor Alessandro Campos é sociólogo e antropólogo, mestre e doutorando em Antropologia pelo Programa de Pós-graduação em Sociologia e Antropologia da UFPA. É coordenador adjunto do Grupo de Pesquisa em Antropologia Visual e da Imagem-VISAGEM/UFPA, membro da coordenação do Encontro de Antropologia Visual da Amazônica, do Festival do Filme Etnográfico do Pará e do Colóquio de Antropologia e Cinema da Amazônia. Foi orientador do Curso de Verão 2018/2019 no MDOC - Melgaço International Film Documentary, membro da curadoria do Festival do Filme Etnográfico do Recife, além de ter sido vencedor do Prêmio PROEX Arte e Cultura/2018 com o projeto Axinguirendá Audiovisual.