Página inicial > Contatos > Institucional > Dias 25 e 26/09 - Campus Paragominas realizará oficina para elaboração do PDI - 2024-2028

O Plano de Desenvolvimento Institucional - PDI é um instrumento que planeja e guia as ações de gestão do IFPA, considerando a identidade da instituição, sua filosofia de trabalho, a missão a que se propõe, as diretrizes pedagógicas que orientam suas ações, a estrutura organizacional e as atividades acadêmicas que desenvolve ou pretende desenvolver. Trata-se de uma construção coletiva que envolve vários setores do instituto e deve ser alvo de constante acompanhamento, a fim de não perder o foco no atendimento às necessidades de alunos, servidores e sociedade.

O IFPA está em processo de elaboração do PDI, com vigência de 2024 a 2028, e a Diretoria de Planejamento e Desenvolvimento Institucional - DPDI está visitando os Campi do IFPA para coletar informações a fim de subsidiar os trabalhos de construção do novo PDI. Dessa forma, o Campus Paragominas receberá, nos dias 25 e 26 de setembro de 2023, a equipe da DPDI, para realização de oficinas com a comunidade acadêmica para construção deste documento.

Nestes dias serão expostos os resultados obtidos no PDI 2019-2023, bem como haverá a apresentação da metodologia de elaboração do novo PDI, destacando as etapas que deverão ocorrer no Campus. Além disso, será realizada uma oficina de elaboração da matriz SWOT, visando compreender o ambiente no qual o Campus Paragominas está inserido. Essa matriz é uma ferramenta do planejamento estratégico que auxilia no processo de tomada de decisões, haja vista que engloba quatro fatores (Forças, Oportunidades, Fraquezas e Ameaças), os quais estão relacionados com fatores internos e externos da instituição.

As forças e fraquezas da instituição compõem os macroprocessos nas áreas finalísticas de Ensino, Pesquisa e Extensão, bem como a gestão estratégica da Instituição, a gestão de pessoas, a infraestrutura e a tecnologia. Essas temáticas visam avaliar o cenário interno do IFPA. A respeito do quesito externo, serão analisadas as oportunidades e ameaças, as quais se relacionam aos fatores políticos, econômicos, ambientais e tecnológicos.

Dessa forma, servidores e alunos(as) estão convidados(as) a participar deste importante momento para construirmos juntos(as) um planejamento consistente e que atenda aos anseios da comunidade acadêmica.