Ir direto para menu de acessibilidade.
Brasil – Governo Federal | Acesso à informação
Página inicial > Publicações > IFPA lança Processo Seletivo para Mobilidade Acadêmica
Início do conteúdo da página

IFPA lança Processo Seletivo para Mobilidade Acadêmica

  • Acessos: 1090
imagem sem descrição.

IFPA lança Processo Seletivo para Mobilidade Acadêmica

O Instituto Federal do Pará (IFPA) lançou o Edital de Mobilidade Acadêmica (MobAc), para realização de Processo Seletivo para Transferência Interna, Transferência Externa e Admissão de Portador de Diploma de Graduação. O objetivo é ocupar as 767 vagas remanescentes de cursos superiores de graduação, na modalidade de ensino presencial, para ingresso no 2º semestre do ano letivo de 2022, nos campi Abaetetuba, Altamira, Ananindeua, Belém, Bragança, Castanhal, Conceição do Araguaia, Marabá Industrial, Marabá Rural, Parauapebas, Santarém e Tucuruí.

A seleção será com base nas notas obtidas em uma mesma edição do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), realizada nos anos de 2010 a 2021. As inscrições são gratuitas e devem ser feitas a partir das 12h do dia 06 de junho até às 23h59 do dia 12 de junho. Para se inscrever, o candidato deve acessar o endereço eletrônico: https://prosel.ifpa.edu.br/, abrir a página destinada ao processo seletivo MobAc e clicar no link de inscrição.

A transferência interna é a transferência de estudante de curso superior de graduação entre os campi do IFPA. Já a transferência externa é a transferência para o IFPA, de estudante de curso superior de graduação matriculado em outra instituição de ensino superior. A admissão de portador de diploma de graduação é voltada para quem já concluiu um curso superior de graduação e possui diploma em curso devidamente reconhecido pelo Ministério da Educação (MEC). As transferências interna e externa, com ou sem mudança de curso, e a admissão de portador de diploma de graduação, somente poderão ocorrer para curso de mesma área de conhecimento ou eixo tecnológico ou afins.

Para concorrer às vagas para transferência interna, o candidato deve ser proveniente de curso superior de graduação ofertado por um dos campi do IFPA, estar matriculado no 1º semestre letivo de 2022, ou estar com matrícula trancada, e ter cursado ao menos uma série/período/etapa de seu curso, com o qual possui vínculo no IFPA. No caso da transferência externa, exige-se que o candidato seja proveniente de um curso superior de graduação, esteja matriculado no 1º semestre letivo de 2022, ou esteja com matrícula trancada na instituição de ensino superior de origem e tenha cursado ao menos uma série/período/etapa de seu curso. Tanto a transferência interna, quanto a externa, podem ocorrer com mudança da modalidade de ensino a distância para presencial. As vagas para admissão de portador de diploma de graduação são para candidatos com diploma de graduação de curso devidamente reconhecido pelo MEC, emitido por instituição de ensino superior brasileira, ou diploma emitido por instituição estrangeira devidamente reconhecido por instituição de ensino superior brasileira.

registrado em:
Fim do conteúdo da página
-->