Ir direto para menu de acessibilidade.
Brasil – Governo Federal | Acesso à informação
Página inicial > Extensão > Projetos > Soluções Paradidáticas
Início do conteúdo da página
Extensão

Soluções Paradidáticas

Resumo: Produzir material tecnológico paradidático deve promover recursos humanos com maior bagagem conceitual na iniciação científica. Estudos realizados, constataram que Histórias em Quadrinhos poderiam ser estratégias para motivação e até mesmo aprendizagem, dependendo do momento e da forma como são inseridas em um contexto pedagógico.

Há uma necessidade de ferramentas que abordem de maneira interdisciplinar os conteúdos e proporcione uma leitura geral de ciências. As variadas formas de compreender a relação sociedade e natureza, segundo diversos pesquisadores, podem ter uma correspondência com as propostas construídas e executadas nos diferentes ambientes educativos, sendo a HQ (História em Quadrinho) um exemplo de proposta promissora.

Para tanto, a produção de HQ’s voltada para o ensino de ciências será faita a partir da realização de um ciclo de Oficinas com discentes, servidores e comunidade externa com o objetivo, entre outros, de capacitar para a produção de HQ’s. Será criado um Clube de Desenho com o fim de captar talentos entre os estudantes, e apresentar/aprimorar técnicas de desenho. Ao final das ações anuais inerentes a este projeto, será organizado um evento com o fim de apresentar à comunidade Acadêmica e ao público em geral as produções artísticas desenvolvidas a partir das experiências adquiridas e enriquecidas com o Clube de Desenho.

Trata-se de uma “Mostra Artística” com tema a ser definido. Este evento pode ser feito em parceria com culminâncias de outros projetos em execução do Campus ou mesmo, durante alguma ação já programada em calendário Acadêmico.

Espera-se que o contato dos estudantes do Ensino Médio com a HQ revele bastante aceitação do material, não apenas por parte dos alunos, mas também pelos professores. Busca-se, entre outras coisas, promover de 2022 a 2026 ações interdisciplinares no IFPA Campus Paragominas com uso de HQ.

Equipe do projeto:

José dos Reis Bandeira Filho – Coordenador – Docente IFPA



Atividade em execução 2022.1

O Clube de Desenho iniciará a 3ª temporada de encontros a partir de 4 de abril. Você é nosso convidado especial para participar do projeto. Para isso, basta se inscrever através do formulário https://forms.gle/QAWpN3wrf7dHdjkn7

O projeto de Extensão Soluções Paradidáticas é uma iniciativa pensada pelo Prof. José Bandeira e acontece no IFPA Campus Paragominas desde 2017. O Clube de Desenho é uma ação deste projeto e visa a construção de um espaço de troca de experiências sobre traço artístico e técnicas do desenho que visa o aprimoramento do desenhista e desenvolvimento de novas habilidades para simpatizantes do desenho.

Este formulário caracteriza a inscrição para participar do Clube de Desenho nesta 3ª temporada que inicia a partir de 04 de abril de 2022 (mais informações no grupo do whatsapp do projeto).

Os encontros do clube de desenho acontecem em forma de live semanal realizada pelo YouTube no canal http://bit.ly/YouTubeJr7. Nesta nova temporada o Clube de desenho abordará novas propostas e técnicas para aprofundar a prática do desenho.

Para ficar por dentro das novidades do Projeto participe do nosso Grupo do WhatsApp e se inscreva no Canal do YouTube para não perder as novidades do projeto.

Grupo do WhatsApp
https://chat.whatsapp.com/Drpn6PUJnkR99PLBBVtRaS

Reveja a 1ª temporada do Clube de Desenho
https://youtube.com/playlist?list=PL3GO5UhoeUBrsXZJmFf4EFg2aZZpq0JJq

Reveja a 2ª temporada do Clube de Desenho
https://youtube.com/playlist?list=PL3GO5UhoeUBps80RFsi_imhXlrpqC_8e_

Fim do conteúdo da página
-->